Bicicletada

Bicicletada

O que é?

Bicicletada é uma iniciativa civil livre e horizontal, que busca promover os meios de transporte coletivos e os não-motorizados, pensando sempre em atitudes mais ecológicas e sustentáveis, combatendo o individualismo motorizado (ou o desejo individual de possuir um carro), responsável pela degradação do meio ambiente, aquecimento global, engarrafamentos crescentes e deterioração da qualidade de vida nas cidades.

cabec3a7alho31

O movimento mostra que a bicicleta é um meio de transporte alternativo, ideal para pequenas distâncias, porém também luta por melhorias no transporte coletivo, este o verdadeiro responsável pela locomoção sustentável das pessoas pelas grandes distâncias das cidades.

Promovemos a cidadania, através da disseminação de uma cultura de fraternidade, de harmonia entre as pessoas no meio urbano, além de lutar pelas causas específicas dos ciclistas, como respeito por parte dos carros, mais e melhores ciclovias, bicicletários e etc.

81650

Acontecendo em mais de 200 cidades ao redor do mundo, começou com o movimento Massa Crítica (Como a Bicicletada é chamada em alguns países), que nasceu em São Francisco em 1992, mas que logo se espalhou internacionalmente. Consiste numa pedalada (skatada, patinetada, ou qualquer meio de transporte não-motorizado) pacífica onde os participantes se confraternizam e saem pela cidade panfletando, com cartazes e mensgens como “Bicicletada: Um Carro a Menos” e “O ar que você polui é o ar que eu respiro”, sempre dando exemplo no trânsito de respeito aos pedestres, ciclistas entre si e, por que não, aos motoristas, numa postura civilizada e agradável a todos.

Tradicionalmente acontece às sextas feiras à noite, no horário de pico do trânsito, em atitude de contestação e protesto contra a cultura do automóvel, que polui o ar das cidades e perverte a lógica da organização e administração urbana que dá preferência aos carros e não às pessoas. No caso de Natal, a Bicicletada originalmente começou aos domingos, mas em 2010 começamos a fazer a Bicicletada todo último sábado do mês, até alcançarmos a “massa crítica” para se realizar nas sextas.

A concentração da Bicicletada Natal ocorre às 15 horas em frente ao IFRN (antigo CEFET – Salgado Filho) e a saída acontece às 16 horas. O roteiro é decidido ou na Assembléia da Bicicletada ou na hora pelos próprios participantes. O único requisito é um veículo não-motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, etc). Panfletos, cartazes, alegorias e boas idéias são muito bem-vindas.

dsc_0006Bicicletada_sociedadedoente

Fonte: http://bicicletadanatalrn.blogspot.com/p/o-que-e-bicicletada.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado