Em casa

Em casa

1 Substitua uma lâmpada incandescente normal por uma lâmpada fluorescente compacta (cfl)

A CFL usa 60% menos energia do que uma lâmpada normal. Esta simples alteração irá prevenir que cerca de 140 kilos de gás carbônico sejam liberados na atmosfera todo ano.

2 Instale um termostato programável

A instalação de um termostato programável irá automaticamente diminuir o calor ou ar condicionado à noite e elevá-los novamente de manhã. Este tipo de termostato pode economizar US $ 100 por ano em sua conta de energia.

3 Aumente seu termostato 2°F no inverno e diminua 2°F no verão

Quase metade da energia que usamos em nossas casas vai para aquecimento e refrigeração. Se você mover seu termostato para menos 2 °F do que normalmente você usaria no inverno e aumentar até 2 °F no verão, pode está prevenindo que cerca de 900 kilos de gas carbônico sejam liberados na atmosfera todo ano.

4 Limpe ou substitua o filtro de seu ar condicionado

Você irá prevenir que 160 kilos de dióxido de carbono sejam liberados na atmosfera por ano.

5 Escolha aparelhos domésticos que usam energia eficientemente

Quando fizer novas compras procure pelo rótulo Energy Star nos aparelhos para escolher os produtos mais eficientes disponíveis.

6 Não deixe aparelhos no modo de espera, ao invés, use a função on/off

Uma TV que está ligada 3 horas por dia (o tempo médio de que europeus gastam assistindo TV) e no modo de espera durante as 21 horas restantes usa cerca de 40% da sua energia só no modo de espera.

7 Cubra seu aquecedor de água com uma manta de insulamento térmico

Você estará prevenindo a liberação de 450 kilos de dióxido de carbono por ano com esta ação simples. Você pode prevenir mais 250 kilos por ano, definindo o termostato para abaixo de 122° F.

8 Mova seu refrigerador e freezer

O posicionamento destes junto ao aquecedor de aguá ou fogão consome muito mais energia do que se estes estiverem isolados. Por exemplo, se você colocá-los em uma sala onde a temperatura ambiente é de 86-95° F, o uso de energia quase duplica e causa 160 kg extras de emissões de CO2 para refirgeradores e 320 kg para os freezers por ano.

9 Descongele antigos refrigeradores e freezers regularmente

Melhor ainda é substituí-los por modelos mais recentes, pois estes têm ciclos automáticos de descongelamento e geralmente são até duas vezes mais eficientes que seus antecessores.

10 Não permita que o ar quente escape de sua casa

Nos meses mais frios não abra as janelas e portas por longos períodos de tempo. Abra as janelas, para arejar a casa, apenas por alguns minutos. Se você deixasse uma pequena abertura o dia inteiro, a energia necessária para manter a casa quente durante os seis meses mais frios do ano (50° F ou menos de temperatura exterior) resultaria em quase 1 tonelada de emissões de dióxido de carbono.

11 Substitua as vidraças antigas de suas janelas por vidraças duplas

Isso requer um pouco de investimento antecipado, mas irá reduzir pela metade a energia perdida através das janelas. Se você escolher o melhor que o mercado atual tem a oferecer (unidades de vidraça dupla, madeira emoldurada com baixa emissão e preenchida com gás árgon), você ainda pode salvar mais de 70% de energia. A longo prazo, você irá recuperar seu investimento.

12 Obtenha uma auditoria de energia para seu lar

Muitas companias de energia oferecem auditorias de graça para encontrar onde sua casa é mal isolada ou ineficiente com relação a energia. Você pode economizar até 30% em sua conta de energia e quase 450 kilos de dióxido de carbono por ano. O site da Energy Starpode ajudá-lo a encontrar um especialista em conservação de energia, ganhar rebates do governo, etc.

13 Tampe suas panelas enquanto cozinha

Fazendo isso você pode economizar muito da energia necessária para preparar uma refeição. Melhor ainda são panelas de pressão e steamers: estes podem economizar cerca 70% da energia!

14 Use a máquina de lavar roupas ou máquina de lavar louça apenas quando estas estiverem cheias

Também não há necessidade de elevar a temperatura da água para quente. Hoje em dia, detergentes são tão eficientes que suas roupas e pratos ficam limpos mesmo com a água a baixas temperaturas.

15 Opte for produtos biodegradáveis

Use materiais de limpeza e de uso pessoal biodegradáveis. Eles são melhores para a saúde do meio ambiente – não poluem nossos água e solo- e de sua família. Se você tem bebê, use fraudas biodegradáveis para reduzir a quantidade de lixo nos aterros.

16 Tome um banho de chuveiro ao invés de banheira

Um chuveiro gasta até quatro vezes menos energia do que uma banheira. Para maximizar ainda mais a poupança de energia, diminua a pressão do chuveiro ou compre um de baixo fluxo (low-flow showerhead), que é mais barato e fornece o mesmo conforto.

17 Utilize menos água quente

Muita energia é gasta no aquecimento de água. Você pode usar menos água quente no chuveiro com a instalação de um chuveiro de baixo fluxo (160 kilos de dióxido de carbono salvos por ano) e lavar suas roupas com água fria ou morna em vez de quente (225 kilos salvos por ano).

18 Use um varal da roupa em vez de uma secadora quando possível

Voce pode salvar 320 kilos de CO2 quando você seca as roupas sem secadora por 6 meses num ano.

19 Insule e vede sua casa

Insulando suas paredes e tetos e vedando suas janelas e portas corretamente pode lhe economizer 25% na sua conta mensal de energia e evitar que mais de 200.000 kilos de dióxido de carbono sejam liberados na atmosfera por ano. Aprenda mais sobre insulamento aqui.

20 Recicle em casa

Você pode evitar que mais de mil kilos de CO2 sejam liberados na atmosfera por ano só reciclando metada do lixo que seu lar produz, além de evitar que materiais reusáveis acabem nos aterros. Lembre-se dos 3 R’s: Reuse, Reduce, Recycle!

21 Evite usar novos sacos de lixo

Use restos de papel e/ou pacotes plásticos para forrar seu latão de lixo. Quando uma tonelada de sacos de lixo é economizada, o equivalente a 11 barris de petróleo são poupados. Quando uma tonelada de sacolas de papel é reusada, quase 17 árvores são poupadas. Lembre-se dos 3 R’s: Reuse, Reduce, Recycle!

22 Filtros de água

Para ter certeza de que a água de sua casa e’ limpa, instale um filtro na torneira ao invés de comprar garrafas de água – você vai economizar dinheiro além de beber água de sabor melhor. Em torno de 1,5 milhoes de toneladas de plásticos são usadas anualmente na indústria de engarrafamento de água. Um bilhão de pessoas ao redor do mundo não tem acesso a água potável! Leia sobre o problema alarmante das garrafas de plástico.

23 Separe o seu lixo biodegradável

Em torno de 3% da emissão de gas metano, causador do efeito estufa, é liberado na decomposição de lixo biodegradável. Separando ou fazendo compostagem deste lixo vai ajudar a eliminar este problema. Tente nao usar o triturador de sua pia, separando os biodegradáveis ao invés. Se optar por fazer compostagem, certifique-se de fazê-la apropriadamente, com oxigênio suficiente, do contrário seu lixo biodegradável vai causar o efeito contrário – liberação de metano.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado